Seus objetivos:
1) Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor;
2) Encorajar o Estudo da Religião Comparada, Filosofia e Ciência; e
3) Investigar as leis não-explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.
A SOCIEDADE TEOSÓFICA é composta de estudantes pertencentes a qualquer religião do mundo, ou a nenhuma, unidos pela sua aprovação dos objetivos acima, pelo seu desejo de remover os antagonismos religiosos e de unir os homens de boa vontade quaisquer que sejam as suas opiniões religiosas, estudar as verdades apresentadas pelas religiões e compartilhar os resultados de seus estudos com outros. O seu elo de união não é a profissão de uma crença comum, mas a busca e a aspiração comuns pela Verdade. Seus membros sustentam que a Verdade deve ser buscada pelo estudo, reflexão, pureza de vida, devoção a elevados ideais e consideram a Verdade como um prêmio a ser conquistado, não como um dogma a ser imposto por autoridade. Consideram que a crença deve ser o resultado do estudo individual e da intuição e não o seu antecedente e deve basear-se no conhecimento e não na imposição. Estendem eles a sua tolerância a todos, mesmo aos intolerantes, não como um privilégio concedido, mas como um dever que põe em prática e buscam remover a ignorância em lugar de puni-Ia. Vêem cada religião como uma expressão da Sabedoria Divina e preferem o seu estudo à sua condenação e sua prática ao proselitismo. A Paz é o seu princípio, assim como a Verdade é o seu objetivo.
TEOSOFIA é o corpo de verdade que forma a base de todas as religiões e não pode ser reivindicado como posse exclusiva de nenhuma. Oferece ela uma filosofia que torna a vida inteligível, demonstrando que a justiça e o amor guiam a evolução. Coloca a morte em seu legítimo lugar como um incidente periódico numa vida infinita, abrindo a porta para uma existência mais plena e radiante. A Teosofia restaura para o mundo a Ciência do Espírito, ensinando o homem a conhecer a si mesmo como espírito, sendo a mente e o corpo seus servos. Ela ilumina as escrituras e doutrinas das religiões, desvelando seus ocultos significados, e assim justificando-as no tribunal da inteligência, como são elas sempre justificadas aos olhos da intuição.
Os membros da Sociedade Teosófica estudam essas verdades e os teósofos esforçam-se por vivê-las. Qualquer um que esteja disposto a estudar, a ser tolerante, a ter aspirações elevadas e trabalhar perseverantemente, é bem vindo como membro, e cabe a cada membro tornar-se um verdadeiro teósofo.
(Fonte: Revista TheoSophia, Abril-Maio-Junho 2005)
Leia mais sobre Teosofia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário